Falemos de mesmice

Vamos refletir sobre a mesmice. Uma vez, visitei uma espécie de oráculo, na internet, uma espécie de livro que se pode abrir de qualquer página em busca de uma mensagem, no site de uma terapeuta portuguesa (Alexandra Solnado). Ao experimentar o que ela chama de conexão, fechei os olhos e fiz uma pergunta sobre a ausência de mudanças em uma área de minha vida. Achei a mensagem vinda como resposta muito interessante. Dizia que muito se fala de mudanças e que muita gente vive mudando de lugar, de aparência, de emprego, adquirindo bens materiais etc. Contudo, segundo aquela mensagem, a mudança que, realmente, interessa é a maneira como olhamos as mesmas coisas. A mensagem continuava exemplificando pessoas que, há anos, possuem o mesmo emprego, a mesma casa, o mesmo carro e, no entanto, continuam mudando, sempre.

Trata-se de um esforço todo nosso que está contido naquele pacote de subjetividade que diz quem nós somos. Contudo, percebo que não é todo mundo que está pronto ou que para para observar este lado.

É preciso coragem para mudar, todos os dias, dentro das mesmas atividades. É preciso autoconhecimento e disciplina. Percebo que queremos mudar mas esmorecemos, durante o trajeto, diante das dificuldades de enfrentar a nós mesmos.

Não é, mesmo, fácil. É o meu e o seu desafio. É o desafio de quem prefere dar resolução aos questionamentos pela raiz. Lidar consigo, na sociedade de hoje, diante da forma como fomos criados é começar do zero em uma vida onde tanto já se andou. Mas tudo contribui. Queiramos paciência para nos observar, para nos conhecer, para sermos sinceros conosco quanto aos nossos quereres. Queiramos paciência para não vivermos com os pesos do passado nem com as ansiedades do futuro. Queiramos o presente, mesmo com mesmices. Forcemos um outro ângulo para observar e tenhamos concentração para estar e viver no agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s